quarta-feira, 9 de abril de 2008

Transportes na actualidade

vários tipos de transportes:

Revolução nos transportes







A primeira máquina
a vapor

A revolução dos transportes deu-se na revolução industrial no século XIX.
A máquinas a vapor, a locomotiva, o motor em explosão, e o motor a vapor foram algumas dos transportes inventados nessa época.


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Revolução Industrial


A revolução industrial consistiu num sistema de mudanças tecnológicas no processo produtivo ao nível económico e social. Iniciou-se na Grã-Bretanha pelos séculos XVIII, foi-se espalhando pelo o mundo inteiro a partir do século XIX. Esta nova era agrícola veio trazer uma nova relação entre a capital de trabalho em novas relações entre as nações. Antes da revolução industrial, a actividade produtiva era só artesanal e manual, não havia maquinas, no poderia haver algumas máquinas simples. Esses trabalhos eram realizados em oficinas, nas suas próprias casas. Com a revolução industrial os trabalhadores perderam o controle de toda a produção, Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos para quem trabalhavam. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.

Algumas etapas da revolução industrial:

- 1760 A 1850 – “A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina do mundo". Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.

- 1850 A 1900 – “A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Ale­manha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O trans­porte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.

- 1900 Até hoje – “Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e electrónica, a engenharia genética, a robótica.”

Vantagens:

- A maior escolha de produção e de facturação de aspectos materiais.

Desvantagens:

- Há muita concorrência de produtos.